Alimentos com Ômega-3

Publicado: abril 1, 2013 em Alimentação

“Todos sabem o quanto é importante seguir uma dieta balanceada. Nos últimos anos, a mídia vem alertando enfaticamente sobre os perigos do sedentarismo e do consumo de produtos ricos em açúcar e gordura. Como todos já sabem, esses fatores causam obesidade, pressão alta, aumento no nível de colesterol, doenças cardiovasculares, diabetes, etc.

Uma forma de evitar esses problemas é ter uma alimentação rica em Omega 3, que trás vários benefícios para o nosso organismo. Esse nutriente diminui o risco doenças cardiovasculares, prolonga a juventude do corpo, fortalece o sistema imunológico, reduz o nível de colesterol ruim (LDL), de triglicerídeos muito mais. Ele também é necessário para a formação das prostaglandinas inflamatórias e leucotrienos.

Esta substância pode ser encontrada em diversos alimentos, principalmente em peixes e alguns tipos de óleo. Entretanto, o Omega 3 também está presente em frutas, cereais, verduras e muitos outros produtos. Abaixo, você tem uma pequena lista de alimentos que possuem esse nutriente.

• Alimentos ricos em Omega 3:
  – Crustáceos
  – Óleos vegetais
  – Castanha da índia
  – Nozes
  – Rúcula
  – Brócolis
  – Amendoim
  – Mamão
  – Abóbora
  – Sementes em geral
  – Abacate
  – Canola
  – Soja
  – Milho

Como já foi dito, o Omega 3 é fundamental para o funcionamento do nosso organismo. Segundo estudos realizados pela Unicamp (Universidade de Campinas), ele reduz as chances de lesão por esforço. Mas, não para por aí, este nutriente também combate seqüelas de infarto, combate a depressão, ajuda no tratamento do câncer, previne doenças neuro degenerativas, como a esclerose lateral amiotrófica, etc.

Além disso, o Omega 3 é fundamental para o funcionamento do coração, pois diminui as chances de ataques cardíacos e evita acumulo de gorduras ruins nos vasos sanguíneos. O cérebro também necessita deste nutriente para manter seu bom desempenho, já que é constituído de 20% de gordura.

Apesar de todas essas vantagens, é preciso cuidado no consumo deste nutriente. O indicado é apenas 10% do valor calórico ingerido diariamente.”

Fonte: Reportagem retirada do site 007blog em 19 de  julho de 2011:

http://007blog.net/quais-alimentos-possuem-omega3/

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