Água de Coco

Publicado: maio 16, 2013 em Alimentação, Saúde e Boa Forma

(…) Considerada um isotônico natural, é ideal para repor os líquidos e os sais perdidos através do suor, principalmente durante a prática de atividades físicas.

(…) “Um copo por dia ajuda a evitar cãibras e fraqueza muscular e a equilibrar o sistema circulatório, pois regula o nível de sódio e de água no corpo”, explica a nutricionista Suely Iglesias. Além disso, a água de coco também possui efeito diurético e rico em sais de potássio, ajuda a diminuir a pressão arterial e, com isso, o risco de doenças cardíacas. Esse líquido milagroso também previne arteriosclerose, facilita as funções renais, protege contra vários tipos de câncer, facilita a digestão, controla os níveis de glicemia no sangue, a circulação sanguínea, deixa o sistema imunológico mais ativo, possui propriedades antioxidantes e ajuda na preservação de bactérias amigas da saúde.

(…) Segundo a especialista, a água de coco possui muitos sais minerais e nutrientes. “Para ter uma ideia do que estamos falando, em 100 ml da bebida encontramos: 250 g de potássio, o que corresponde ao total da necessidade por dia; 105 g de sódio, ou seja, a metade da quantidade recomendada; 175 g de cálcio; 25 g de magnésio; 2,4 g de vitamina C”, lista Suely. A água de coco possui, ainda, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5) e A. E sabe o que é melhor? Tudo isso cabe em um copo de 19 calorias. É claro que, por vir de uma fruta, todos esses valores mudam conforme a época da maturação. Por exemplo: quanto mais amadurecido o coco, mais gordurosa a água e quanto mais verde, maior sua quantidade de vitamina C.

Para aqueles que exageraram na bebida alcoólica, a água de coco pode dar uma mãozinha: os carboidratos (3,72 g em 100 ml) repõem a energia perdida com o excesso de álcool. Quem passa por problemas gastrointestinais também pode fazer uso dela. “A água de coco é usada como repositor hidroeletrolítico nos casos de vômitos, diarreia e desidratação”, pontua a profissional.

(…) “Os portadores de hipertensão, diabetes e doença renal devem estar atentos a sua utilização. A quantidade deve ser moderada, justamente por causa do sódio”, aconselha a nutricionista.

In natura, a água de coco é livre de conservantes e outras substâncias artificiais. E é lógico que é sabido que o alimento natural fresco conserva melhor seus nutrientes. No entanto, o mercado já oferece opções em caixinha, em garrafa ou congelada para quem gosta da bebida mas não tem facilidade de encontrar coco em sua região. “Como na água de coco os principais nutrientes são o sódio e o potássio, não há diferenças significativas quando ela é industrializada, já que esses minerais não se perdem facilmente durante o processo”, explica Suely. O que a nutricionista atenta é para a utilização de conservantes na formulação. “O uso de conservantes deverá ser evitado. Podemos obter essa informação observando os rótulos”, diz.

De acordo com Suely, quando associada à outra fruta, a água de coco aglutina nutrientes e valores nutricionais, o que eleva o benefício desses alimentos. “Substituir a água pelo líquido do coco é uma boa dica para compor um refresco saudável e diferente”, aconselha a especialista. Então, que tal usufruir de todos os benefícios da água de coco em sucos refrescantes e funcionais? Dê uma olhadinha:

Suco de manga com água de coco

  • Bata no liquidificador uma manga (150 g) e 200 ml de água de coco.

Suco de uva com água de coco

  • Bata no liquidificador 1 copo de água de coco, 12 uvas sem semente, 1/2 limão espremido e gelo.

Suco laxante

  • Bata no liquidificador o suco de 2 laranjas-pera e de 1 laranja-lima, 3 ameixas secas sem caroço e 100 ml de água de coco.

Suco detox

  • Bata no liquidificador 2 folhas de couve, 2 talos de salsão, 1 rodela média de abacaxi, 8 folhas de hortelã, 1 fatia de gengibre e 150 ml água de coco.

E fique de olho:

(…) Suely Iglesias aconselha alguns cuidados. Veja:

  • Escolha os cocos mais verdes, pois há muito mais água no seu interior. Conforme a fruta amadurece, a parte carnosa se torna mais grossa e a água diminui, embora fique mais doce;
  • Evite comprar se a casca apresentar com trincas, rachaduras ou manchas, não compre. Isso significa que o fruto foi machucado e pode estar sofrendo a ação de algumas enzimas que alteram o sabor do líquido, deixando-o mais ácido;
  • Observe a casca. Se estiver com algumas manchas marrons, temos água saborosa e a polpa consistente e gostosa. Caso tenha o aspecto marrom uniforme, o coco pode estar passado e com pouca água;
  • Dê preferência ao coco que tem casca fibrosa (com mais fios vegetais aparentes), com um tom esverdeado;
  • Depois de colhido, o coco verde possui uma vida média de 15 dias na geladeira. Só retire a água quando for consumi-la pois, quando exposta ao ar, ela fermenta por ser muito ácida.  

Fonte: Informação retirada do Portal Yahoo no dia 16 de maio de 2013:

http://br.mulher.yahoo.com/gua-coco-isot-nico-rem-dio-natural-180300114.html?page=all

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s