Arquivo de agosto, 2013

Kiwi com chocolate meio amargo

Publicado: agosto 15, 2013 em Alimentação, Receitas

Kiwi com chocolate - foto: Getty Images

(…) O kiwi diminui as chances do aparecimento de doenças, como câncer, além de impedir o envelhecimento da pele, segundo um estudo feito pela Universidade de Tóquio. O efeito ocorre graças à grande quantidade de antioxidantes que a fruta oferece. Um kiwi tem 45 calorias. Já 10 gramas de chocolate meio amargo tem cerca de 50 calorias e contém substâncias antioxidantes que protegem o coração. (…)

Fonte: Informação retirada do Portal Minha Vida no dia 15 de agosto de 2013:

http://yahoo.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/14993-alterne-30-opcoes-de-lanches-saudaveis-com-menos-de-100-calorias

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Pistaches

Publicado: agosto 15, 2013 em Alimentação

Pistaches - foto: Getty Images

(…) Além de ótimas para serem levadas para qualquer lugar, 10 unidades dessas sementes contêm apenas 90 calorias e uma boa quantidade de gorduras insaturadas, que têm propriedades anti-inflamatórias que protegem o sistema cardiovascular. A sua dieta vai agradecer o aumento da saciedade e a melhora do trânsito intestinal. “Isso acontece porque as fibras fazem uma limpeza no intestino, evitando a prisão de ventre“, explica a nutricionista Maria Lucia Tafuri Garcia, presidente da Sociedade Brasileira de Gastronomia e Nutrição. Mas é preciso atenção ao escolher esse tipo de oleaginosa, já que ela também tem gordura saturada (0,92 gramas em 10 unidades).

Gorduras totais: 7,26 g – 13,2 % dos valores diários (…)

Fonte: Informação retirada do Portal Minha Vida no dia 15 de agosto de 2013:

http://yahoo.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/14993-alterne-30-opcoes-de-lanches-saudaveis-com-menos-de-100-calorias

Iogurte desnatado com uma colher de sopa de semente de gergelim  - foto: Getty Images

(…) As sementes oleaginosas, como a de gergelim guardam grandes quantidades de ácidos graxos monoinsaturados. Lançando mão dessas substâncias, elas ajudam na prevenção de doenças relacionadas ao coração – como o infarto, por exemplo. O sistema é eficiente: as sementes contribuem para o controle os níveis de triglicérides, do colesterol total bem como o colesterol ruim (LDL). Uma colher de sopa tem 18 calorias, e 0,23 gramas de gorduras saturadas. Já o iogurte desnatado tem, em média, 60 calorias. (…)

Fonte: Informação retirada do Portal Minha Vida no dia 15 de agosto de 2013:

http://yahoo.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/14993-alterne-30-opcoes-de-lanches-saudaveis-com-menos-de-100-calorias

 

Banana assada com canela

Publicado: agosto 15, 2013 em Receitas

Banana - foto: Getty Images

(…) Rica em potássio, fibras e vitamina A, B6 e k, a banana maçã conta com 60 calorias. O potássio ajuda a prevenir cãibras, já que é importante para o processo de contração muscular. Uma pesquisa da Universidade das Filipinas mostrou que comer banana também ajuda a combater insônia, graças a grande quantidade de vitaminas que ela contém. A canela não adiciona nenhuma caloria à sobremesa e ainda é termogênica, ou seja, aumenta o metabolismo e estimula o gasto calórico. (…)

Fonte: Informação retirada do Portal Minha Vida no dia 15 de agosto de 2013:

http://yahoo.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/14993-alterne-30-opcoes-de-lanches-saudaveis-com-menos-de-100-calorias

Suco de uva energético

Publicado: agosto 15, 2013 em Receitas

Suco de uva energético - foto: Getty Images

” (…) A uva é fonte de substâncias ativas como as catequinas, os flavonoides e os carotenos. Ela protege nossas células, evitando o envelhecimento precoce. A beterraba contém um tipo de nitrato que nitrato reduz o consumo de oxigênio e, portanto, desacelera o ritmo do processo que leva ao cansaço. Já o guaraná light te dá energia para o dia a dia.

Ingredientes
– 25 ml de suco de uva concentrado
– 25 g de beterraba crua
– 100 ml de suco de guaraná light
– 1 colher (sopa) de açúcar
– gelo

Modo de Preparo
Separe o gelo e bata todos os outros ingredientes no liqüidificador. Coe, adicione o gelo e sirva.

Quantidade de porções: 1

Análise calórica e nutricional por porção
Calorias: 89,3 calorias
Carboidratos: 21,7 g
Proteínas: 0,4 g
Gorduras: 0,3 g

Fonte: Informação retirada do Portal Minha Vida no dia 15 de agosto de 2013:

http://yahoo.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/14993-alterne-30-opcoes-de-lanches-saudaveis-com-menos-de-100-calorias

propriedades-dos-molhos

(…)

1. Sugo: é saudável se for elaborado com tomates frescos ou pelados e sem conservantes. Os molhos prontos possuem excesso de sódio e aditivos para a conservação. Use ainda ervas frescas, ricas em substâncias antioxidantes, vitaminas e minerais.

2. Branco: a receita tradicional leva manteiga, farinha de trigo e leite, mas pode variar e receber outros ingredientes, como gema de ovo, creme de leite e queijo. É um molho que pode ser feito em uma versão mais light, usando leite e queijos desnatados e substituindo o creme de leite por iogurte. Não é indicado para quem está de olho na balança, por isso, opte por outros molhos menos calóricos.

3. Parisiense: molho branco com ervilhas, cogumelos, frango ou presunto. É nutritivo, pois leva proteínas, ­fibras, vitaminas e minerais. Pela quantidade de calorias deve ser consumido com moderação. Valem as mesmas recomendações dos outros molhos à base de molho branco.

4. Bolonhesa: a base é a mesma do molho sugo, por isso valem as mesmas recomendações. Utilizando uma carne magra e evitando excesso de gordura no preparo é uma boa opção para consumo.

5. Funghi: pode ser preparado utilizando o cogumelo hidratado, azeite e ervas ou à base de molho branco, como é mais comum. Na maioria das receitas é adicionado creme de leite, que eleva o valor calórico e de gorduras da preparação. Mas os cogumelos são também fontes de proteínas e ­fibras, o que pode dar um equilíbrio à receita.

6. Alho e óleo: combinação saborosa e nutritiva. O molho tem preparo bem simples e prático, mas também é calórico!

7. Quatro queijos: composto por molho branco e quatro tipos de queijo (provolone, parmesão, gorgonzola e requeijão). É uma versão rica em gorduras! Deve ser consumida com moderação, principalmente em dietas para controle de peso e de colesterol.

8. Pesto: preparado com azeite, alho, manjericão e o ingrediente principal: os pinoles. Essa oleaginosa ainda é cara, por isso pode ser substituída pelas nozes e castanhas. É rico em gorduras do bem e proteínas. Uma opção saudável, porém muito calórica.

9. Pomodoro: variação do molho de tomate, que tradicionalmente é preparado com cozimento mais rápido, com tomate em pedaços e sem pele, alho e muito manjericão. É supersaudável, pouco calórico e fácil de preparar. Os maiores benefícios f­icam por conta do tomate, alho e manjericão.

10. Rosé: sua base é o molho branco, onde se adiciona purê de tomate e temperos. As receitas podem agregar outros ingredientes, como queijo, cogumelos, etc. Assim como o molho branco, deve ser consumido com moderação, para não favorecer o sobrepeso.

Fonte: Informação retirada do Portal CorpoaCorpo no dia 14 de agosto de 2013:

http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/nutricao/molhos-para-macarrao-veja-qual-e-mais-saudavel/2518

Sopa de abóbora com gengibre

Publicado: agosto 13, 2013 em Receitas

“Ingredientes:

  • 1 kg de abóbora de pescoço
  • 1 unidade de cebola
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) de gengibre em pó.

Modo de Preparo:

  • Refogue a cebola na manteiga. Acrescente a abóbora, tempere com sal e cubra com água. Cozinhe em fogo baixo por 15 minutos. Bata no liquidificador até consistência de creme. Misture bem o gengibre.

Fonte: Informação retirada do Portal Yahoo no dia 13 de agosto de 2013:

http://br.mulher.yahoo.com/gengibre-detox-emagrecedor-afrodis-aco-e-muito-mais-140200894.html?page=all