10 vegetais mais saudáveis

Publicado: novembro 3, 2013 em Alimentação, Saúde e Boa Forma

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1. Brócolis

Poucos alimentos têm o alto potencial de combate a doenças como o brócolis. Esse vegetal ajuda a reduzir o risco de doenças no pulmão, estômago e cancêr retal por que é rico em beta-caroteno, vitamina C e ácido fólico. Além disso, o brócolis também é muito bom para aumentar a sua resistência contra gripes e resfriados.

2. Couve de bruxelas

Esses alimentos são especialmente importantes para mulheres grávidas por possuirem vitamina B, a qual previne defeitos no tubo neural. Além disso, são ricos em vitaminas C e K, potássio, fibras e ômega 3.

3. Cenoura

As cenouras são cheias de nutrientes para pele, olhos e cabelos. Elas são a mais rica fonte vegetal de alguns antioxidantes importantes, como a vitamina A. Além disso, possuem muita vitamina C, o que ajuda a proteger o seu sistema cardiovascular de danos.

4. Abóbora

Uma fonte de nutrientes como a vitamina C e beta-caroteno, a abóbora pode ajudar a tratar asma e dezenas de doenças como osteoartrite e artrite reumatóide. Ela é um alimento rico em potássio e fibras.

5. Batata doce

A batata doce é um alimento rico em nutrientes como as vitaminas A e C e manganês. Ela também é uma fonte de fibras e ferros e também ajuda a regular o seu sistema digestivo.

6. Berinjela

Rica em nutrientes saudáveis para o coração e em antioxidantes, as berinjelas também são muito boas para proteger as células do seu cérebro de danos. Elas são cheias de fibras e potássio e, por isso, os pesquisadores acreditam que podem reduzir o risco de derrame e problemas cerebrais.

7. Pimentão

Os pimentões são cheios de nutrientes para o coração, como o ácido fólico e o licopeno. Pesquisas recentes sugerem que se você comer pimentão todos os dias poderá reduzir o risco de desenvolver doenças no pulmão, cólon, bexiga e pâncreas.

8. Espinafre

Os espinafres são excelentes fontes de vitaminas e nutrientes, sendo que possuem quase todos os que o nosso corpo precisa. Os cientistas acreditam que uma dieta rica em espinafre pode ser capaz de evitar todos os tipos de doenças, de doenças cardíacas à doenças como a osteoporose.

9. Cebolas

As cebolas são especialmente boas para pessoas que sofrem de (ou têm tendência a desenvolver) osteoporose, por que possuem um componente que acredita-se retardar a perda de cálcio do corpo. Além disso, as cebolas podem ser úteis na luta contra a diabetes e doenças cardíacas, pois possuem vitaminas C e ácido fólico.

10. Tomates

Apesar de os tomates serem uma fruta, são geralmente servidos com vegetais, por isso estão incluídos na lista. Ele e seus derivados são famosos por suas capacidades de combate ao cancêr, mas eles também podem ser muitos bons para controlar a pressão sanguínea e ajudar a reduzir o número de radicais livres em nosso corpo.

Fonte: Informação retirada do Portal Saúde Viver no dia 03 de dezembro de 2013:

http://www.saudeviver.com/257/os-10-vegetais-mais-saudaveis

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