Arquivo de maio, 2014

Beterraba diminui pressão arterial e chances de câncer e AVC title=

(…) a raiz de cor roxa é poderosa: ajuda na circulação do sangue, contém antioxidante e é rica em fibras.

O grande responsável pelos bens à corrente sanguínea é o nitrato, substância utilizada pela indústria como conservante de alimentos e muito questionada por efeitos adversos à saúde, mas que vem tendo efeitos positivos apontados em estudos. Publicações garantem que ele aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos e, consequentemente, melhora do fluxo de sangue e a passagem de oxigênio. Isso reduz os riscos de AVC, demência, e também é importante aliado na redução da hipertensão. Segundo um estudo da Escola de Medicina e Odontologia de Londres, por exemplo, o suco de beterraba pode diminuir a pressão arterial em até 7%.

“Outros nutrientes encontrados na beterraba podem interferir positivamente na redução da pressão arterial. É o caso do potássio, que deve estar em equilíbrio com o sódio intracelular, e do ácido fólico, que tem ação protetora sobre os vasos sanguíneos, melhorando a flexibilidade dos vasos”, esclarece a nutricionista Cyntia Bassi, do Hospital e Maternidade São Cristóvão.

Benefícios da beterraba

De sabor adocicado, a beterraba possui alta concentração de carboidratos e ótimo valor nutricional, inclusive em suas folhas. Sua cor vermelha arroxeada é resultado da pigmentação de uma substância chamada betalaína. “Esta substância é um ótimo antioxidante natural, agindo contra o envelhecimento celular e reduzindo o risco de alguns tipos de câncer”, diz a especialista.

Essa raiz ainda é rica em vitamina A, que auxilia o bom funcionamento da visão; vitaminas do complexo B, que são importantes para o sistema imunológico – incluindo o ácido fólico, relacionado à boa formação fetal; e vitamina C, que possui ação antioxidante e atuação benéfica sobre o sistema imunológico.

De acordo com a nutricionista, apesar de ser fonte de açúcar, a beterraba não deve ser retirada da dieta dos diabéticos. “Por seu teor de glicose, deve ser adaptada dentro de um contexto de uma alimentação saudável, porque é rica em fibras que auxiliam no controle glicêmico” explica Cyntia.

Beterraba é amiga dos atletas!

Aquela concentração de nitrato, que já comentamos antes, também exerce papel importante para quem pratica esportes. “No organismo ele se transforma em óxido nítrico e pode ser um importante auxiliar na dieta de atletas, principalmente quando ingeridos sob a forma de suco, pois sua interação com os antioxidantes presentes na beterraba potencializam o aproveitamento dos nutrientes pelo músculo, tornando-se uma ótima fonte de energia”.

(…)

Para adquirir um vegetal de qualidade, verifique se a beterraba esta isenta de rachaduras e manchas, com a cor intensa e num tamanho pequeno ou médio, esses cuidados garantem melhor preservação dos nutrientes, mais sabor e maciez.

Fonte: Informação retirada do Portal Bolsa de Mulher no dia 09 de maio de 2014:

http://www.bolsademulher.com/corpo/beterraba-diminui-pressao-arterial-e-chances-de-cancer-e-avc/

Suco cítrico com agrião e chia

Publicado: maio 9, 2014 em Bebidas

Ingredientes

½ laranja média sem casca
250 ml de suco de tangerina
2 talos de agrião
1 colher (sobremesa) de semente de chia
1 colher (chá) de mel

Modo de Preparo

Retire o excesso de bagaço de ½ laranja média sem casca e sem sementes e corte-a em cubos. Bata a laranja no liquidificador com o suco de tangerina, o agrião limpo e picado e a semente de chia até ficar uma mistura homogênea. Coloque o mel e cubos de gelo.

Rendimento: 1 porção grande

Valor nutricional (por porção)

Valor calórico: 197,5 kcal
Proteína: 4,8 g
Carboidrato: 35,1 g
Lipídeo: 4,1 g

*receita fornecida pela Patrícia Bertolucci Consultoria em Nutrição

Fonte: Informação retirada do Minha Vida – MSN no dia 09 de maio de 2014:

http://msn.minhavida.com.br/receitas/materias/16554-receita-de-suco-citrico-com-agriao-e-chia