Arquivo de julho, 2014

Farinha de soja preta

Publicado: julho 31, 2014 em Alimentação, Saúde

Farinha de soja preta

“(…)

A antocianina, substância responsável pela coloração da casca da soja preta, reúne uma série de propriedades funcionais (…)

Pesquisadores japoneses comprovaram que a antocianina possui um poderoso efeito antiobesidade. “Esse fitoquímico atua no perfil dos adipócitos, que são células responsáveis por armazenar gordura no corpo humano”, conta Carolina Padilha, nutricionista consultora da SóSoja do Brasil Alimentos Funcionais (Caldas Novas, GO).

Ao absorver menos gorduras, tanto os índices de peso corporal quanto o perfil lipídico — quantidade de gordura no corpo — são beneficiados. Isso sem falar que o produto é fonte de fibras que, como você já sabe, são importantes para controlar os picos de fome, inimigos de qualquer regime.

Outros benefícios: a soja preta contém isoflavonas, substâncias muito amigas das mulheres. É que dentre seus principais benefícios estão o controle dos desagradáveis sintomas da TPM e da menopausa. Elas também oferecem ação protetora contra o câncer, especialmente o de mama. A antocianina conta ainda com ação antioxidante, que protege o corpo do envelhecimento precoce e de uma série de doenças”, diz Flávia Morais, nutricionista da rede Mundo Verde (RJ).

Recomendação diária: 2 colheres (sopa), que podem ser divididas ao longo das refeições.

Contraindicações: pessoas com problemas renais. “Elas não devem consumir o produto, pois a soja preta contém quantidades significativas de magnésio, que pode causar deposição de cálcio e formar cálculos renais”, alerta Carolina Padilha.

Fonte: Informação retirada do Portal corpoacorpo no dia 31 de julho de 2014:

http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/nutricao/conheca-a-farinha-de-soja-preta/5601

Anúncios

“(…)

Inchaço

Normalmente, quando a mulher está se sentindo inchada, uma das causas mais prováveis é a retenção de líquidos e, consequentemente, de toxinas e excesso de sódio. Um ótimo diurético natural é o suco verde. Rico em nutrientes antioxidantes e detoxificantes, ele estimula o funcionamento dos rins e elimina os causadores do desconforto. Para fazer o suco, esprema duas laranjas e bata no liquidificador com meia folha de couve. Beba um copo por dia (110 cal.).

Peso

Bebidas milagrosas para perder peso ainda não existem, mas algumas, como o chá-verde, chegam perto. Ele tem ação lipolítica, ou seja, se associado à atividade física aumenta a oxidação de gorduras. Daí a diminuição de peso e da circunferência abdominal. Pode ser consumido como chá ou misturado a sucos de frutas. Beba três xícaras (chá) por dia (sem calorias). 

Fome

Em vez de beliscar os petiscos, aqui vai uma alternativa gostosa e saudável: suco de fruta com chia. Essa semente contém fibras que absorvem água no estômago, formando um gel que dá mais saciedade. Ela também diminui a velocidade com que o carboidrato chega ao intestino, liberando lentamente a glicosena corrente sanguínea. Resultado: mais energia e menos gordura estocada. Beba um copo de suco de laranja batido com uma colher (sopa) de chia por dia (150 cal.).

Treino

O que você diria se descobrisse que a melhor maneira de repor as energias depois da malhação é com um copo de leite desnatado com achocolatado? O preparo repõe os nutrientes perdidos durante a atividade física. Essa mistura contém proteínas facilmente digeridas e carboidratos que são absorvidos rapidamente. Beba um copo pequeno depois do treino (75 cal.).

Cãibras

As contrações espontâneas dos músculos são resultado dos baixos níveis de potássio e cálcio no sangue. Quem transpira muito sofre bastante com essas perdas. Por isso, a melhor opção para repor todos esses nutrientes é a água de coco. Beba até três copos ao dia (45 cal. por dose).

Constipação

Existe sensação pior do que a de não conseguir ir ao banheiro? Em vez de optar por remédios que soltam o intestino, prefira um laxante natural, a exemplo da água de ameixa. Ela é rica em celulose e pectina, fibras que aumentam o bolo fecal e melhoram a consistência das fezes. Deixe duas unidades da fruta de molho em um copo d’água de um dia para o outro. Na manhã seguinte, coma as ameixas e beba a mistura (48 cal.).

Sono

Para uma noite tranquila, o chá de erva-cidreira é um santo remédio. A erva possui ácido rosmarínico, que regula os níveis de GABA no organismo, um neurotransmissor que reduz a ansiedade e a insônia. Beba três xícaras de chá por dia durante duas semanas (sem calorias).

Ardor na boca

Muitas podem ser as causas da ardência bucal, mas uma das principais é a falta de vitaminas do complexo B. E, quando o assunto é carência de vitaminas, nada melhor do que o leite de amêndoas com banana e gérmen de trigo para repô-las. Na hora de preparar, bata um copo do líquido com uma unidade da fruta e uma colher (sopa) de gérmen. Beba uma vez por dia (235 cal.).

Mau hálito

Se existe uma coisa desagradável é o odor. Ele pode ser decorrente de boca seca, jejum prolongado ou desidratação. A receita para solucionar o problema é simples: muita água. Agora, se a causa for uma colônia de bactérias, a melhor alternativa é o suco de abacaxi com hortelã. A fruta funciona como um detergente enquanto o tempero age como um remédio natural contra o mau cheiro. Beba três copos do suco ao dia (90 cal. por dose).

Aftas

Elas podem surgir por deficiência de ferro, ácido fólico, vitamina B12 ou aminoácidos. O superpoderoso iogurte supre a necessidade de praticamente todos esses nutrientes. Mas prefira os sem aditivos, pois eles intensificam o aparecimento das bolinhas brancas na boca. Consuma um pote de iogurte natural por dia (120 cal.).

Gases

Eles são desagradáveis e causam inchaço e desconforto. O chá de hortelã relaxa o trato gastrointestinal. Assim, o fluxo da bile, responsável por digerir as gorduras, flui com mais facilidade. Aí, a passagem que segura os gases se abre e a sensação de peso some. Prepare quatro xícaras todos os dias (sem calorias).

Digestão

O chá de boldo é tiro e queda para aquele mal-estar depois do almoço. O sabor amargo da planta vem de uma substância chamada boldeína, responsável por ajudar na digestão. Para fazer o chá, adicione algumas folhas da planta em uma xícara de água fervente e deixe descansar por alguns minutos. Beba de três a cinco vezes ao dia, até passar a sensação ruim. Mas não ultrapasse a recomendação. O exagero causa intoxicação (sem calorias).

Massa muscular

Nem sempre apelar para os suplementos é a melhor saída para turbinar os músculos. O leite desnatado à base de soja recupera, mantém e aumenta a massa. Isso porque combina carboidratos e proteínas importantes para recuperar e incentivar o crescimento das fibras musculares. Beba um copo grande todos os dias (70 cal.).

Desidratação

Ficar desidratada significa ter os reservatórios líquidos do corpo quase secos. Para evitar que isso aconteça, beba, além da água, sucos naturais de frutas. Uma ótima alternativa é o de melancia, rico em vitaminas, sais minerais e fibras. Em forma de suco, seus nutrientes são absorvidos mais rapidamente. Beba três copos por dia (sem calorias).

(…) água

Beber dois litros todos os dias é essencial, mas você sabia que ela também ajuda a emagrecer? Isso porque, além de regular as funções vitais do corpo — como manutenção da temperatura e transporte de nutrientes —, ela elimina substâncias tóxicas que desregulam o mecanismo de saciedade e fazem a sede aparecer disfarçada de fome. A ingestão de líquidos ainda auxilia na manutenção de uma pele bonita e no bom funcionamento do intestino e dos rins.

Fonte: Informação retirada do Portal corpoacorpo no dia 30 de julho de 2014:

http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/nutricao/liquido-magico-as-bebidas-indicadas-para-14-problemas-cotidianos/3616

Cereja – Benefícios

Publicado: julho 29, 2014 em Alimentação, Saúde

A cereja possui diversos benefícios ao corpo, ela traz uma bagagem de vitaminas A, B e C, proteínas, cálcio e ferro. Se consumida fresca, é parceira da digestão e tem poder diurético. Sua cota diária é de 15 xícaras (chá).

Para conservar seus nutrientes escolha as frutas bem redondinhas e firmes, ainda com seus cabinhos verdes. Por serem perecíveis, devem ser armazenadas na geladeira.”

Fonte: Informação retirada do Portal corpoacorpo no dia 29 de julho de 2014:

http://corpoacorpo.uol.com.br//dieta/nutricao/beneficios-da-cereja/5511

Amora – Benefícios

Publicado: julho 28, 2014 em Alimentação, Saúde

A amora tem em sua bagagem nutricional, as vitaminas A, B e C e ácido cítrico. É uma fruta parceira na digestão e, também, na produção do bom colesterol.

Sua cora diária é de 25 unidades. Na hora de escolher, opte pelas durinhas e sem furos. Recomenda-se não armazená-las (inteiras e sem lavar) por mais de três dias na geladeira.

Fonte: Informação retirada do Portal corpoacorpo no dia 28 de julho de 2014:

http://corpoacorpo.uol.com.br//dieta/nutricao/beneficios-da-amora/5528

 

Jabuticaba – Benefícios

Publicado: julho 27, 2014 em Alimentação, Saúde

A jabuticaba é rica em vitaminas C e do complexo B, ferro, fósforo e antocianinas (antioxidantes). A fruta é bem-vinda para estimular o metabolismo, além de ser energizante.

Sua cota diária 14 bagos, sendo que cada 100g da frutinha tem apenas 45 calorias. E ao escolher, selecione as que estejam firmes, brilhantes e sem rachaduras. Para conservar seus benefícios elas devem ser congeladas inteiras e com casca, sem lavar.

Fonte: Informação retirada do Portal corpoacorpo no dia 27 de julho de 2014:

http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/nutricao/beneficios-da-jabuticaba/5567

 

“Conta com propriedades calmantes que atuam sobre o sistema nervoso — ou seja, a vontade de atacar aquela guloseima calórica passa longe. A ingestão contínua de seu chá ainda reduz o risco da indigestão e das cólicas menstruais. Também auxilia na remoção das impurezas do organismo.”

 

Fonte: Informação retirada do Portal corpoacorpo no dia 26 de julho de 2014:

http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/nutricao/camomila-conheca-os-beneficios-da-erva-para-a-sua-saude/5577

Ameixa e seus benefícios

Publicado: julho 25, 2014 em Alimentação, Saúde

A bagagem nutricional da ameixa é rica em vitaminas do complexo B e C e fósforo. É levemente diurética e laxativa, estimula o apetite e tem como benefício ação anti-inflamatória e 100 gramas da frutinha tem apenas 46 calorias.

Sua cota diária é de 20 unidades. A fruta deve estar firme quando for comprá-las. Caso contrário, deve amadurecer em temperatura ambiente.

Fonte: Informação retirada do Portal corpoacorpo no dia 24 de julho de 2014:

http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/nutricao/beneficios-da-ameixa/5584