Alimentos que combatem o envelhecimento da pele

Publicado: agosto 9, 2014 em Alimentação, Saúde e Boa Forma

” (…)

Gergelim: rico em antioxidantes, diminui os danos causados pelos radicais livres na pele. Recomendação: consumir 1 colher de sopa por dia.

Açaí (na versão sem açúcar e sem guaraná): rico em fitoquímicos como antocianinas e proantocianinas que são importantes antioxidantes. Recomendação: ingerir meia porção por dia (1/2 polpa).

Gojiberry: atualmente é considerada uma das frutas com maior potencial de antioxidação. Além disso, é fonte de vitamina C e zinco, ambos co-fatores da síntese de colágeno que dá elasticidade a pele. Recomendação: consumir 1 colher de sopa/dia: sucos, iogurtes, molhos para saladas e vitaminas.

Aveia: contém beta-glucanas, que diminuem o desenvolvimento da inflamação cutânea e o processo inflamatório que eleva o estresse orgânico e produz mais radicais livres. Recomendação: consumir 1 colher de sopa de aveia/ dia.

Geleia real: a geleia real é utilizada como alimento exclusivo para a abelha rainha. Seu consumo vem sendo associado à longevidade, pois enquanto uma abelha operária vive entre 30 e 40 dias, a abelha rainha pode viver entre 4 a 6 anos. As vitaminas C e E e o inositol presentes na geleia real, possuem ação antioxidante, atuam neutralizando a ação dos radicais livres e prevenindo os efeitos indesejados relatados. Além disso, os aminoácidos presentes na composição da geleia real podem auxiliar na síntese de colágeno, responsável pela sustentação da pele. Assim, este superalimento é capaz de combater flacidez e rugas, retardando o envelhecimento.

Frutas vermelhas: amoras, framboesas, morango, mirtilo, cereja, uva escura, cranberry, etc. são frutas vermelhas que apresentam alto teor de antioxidantes. Suas cascas de cores que vão de vermelho a arroxeado, são ricas em flavonóides, antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres.  Além dos flavonoides, esses alimentos também são ricos em vitaminas C e E, o que aumenta ainda mais o seu poder antioxidante.

Cacau: é rico em polifenóis e catequinas, substâncias de ação antioxidante que atuam no retardo do envelhecimento. O cacau pode ser utilizado em pó e também é encontrado em chocolates amargos com maior teor de cacau (30, 50 e 70%).

Chá verde: riquíssimo em catequinas e polifenóis, melhora a formação de colágeno e inibe o aparecimento de células cancerígenas na pele. Recomendação: ingerir de 3 a 4 xícaras de chá por/dia, de preferência longe das refeições e na forma infusa. Evite consumir o chá verde no período no turno pois possui cafeína e pode alterar o sono.

Óleo de coco e Óleo de Abacate: ricos em vitamina E, um potente antioxidante. Atua reduzindo o processo de envelhecimento das células.

Chia: os mais importantes antioxidantes encontrados nas sementes são o ácido caféico e ácido clorogênico.

Oleaginosas: as avelãs, nozes, amêndoas e castanhas possuem grandes quantidades de nutrientes antioxidantes que retardam o envelhecimento.

Suco de Uva Integral: fonte de resveratrol, um poderoso antioxidante presente na casca da uva e que retarda o processo de envelhecimento.

Fonte: Informação retirada do Portal CorpoaCorpo no dia 09 de agosto de 2014:

http://corpoacorpo.uol.com.br//dieta/nutricao/conheca-os-alimentos-que-rejuvenescem-a-pele/2986/2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s